quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Razões de minha RA

Ainda não expliquei para vocês como ganhei peso. Na verdade, sempre pesei entre 50 e 52 kg, peso ideal para meus poucos 1,57m. O estresse do vestibular, juntando com a indecisão sobre a carreira, desalinhou meu sistema hormonal. Passei, em 2003, para duas Universidades: fazia Ciências Sociais na UERJ de noite e Música na UFRJ de manhã. Resultado: hipotireoidismo!

O organismo da pessoa que tem essa doença passa a não reconhecer mais a sua tireóide como um órgão e começa a criar anti-corpos para combatê-la. Assim a tireóide reduz a produção de seu hormônio, responsável pela nosso metabolismo. Quer dizer, com pouco hormônio da tireóide o metabolismo fica mais lento e, conseqüentemente engordamos.

Foi isso que aconteceu comigo. E a causa foi o estresse! O tratamento foi, além de tomar a medicação, que terei que tomar para o resto da minha vida, exercício físico, alimentação saudável e terapia. Quando descobri a doença estava com 62kg, 4 deles perdidos seguindo a recomendação médica. Quando cheguei aos 58kg estacionei, não emagreci mais. E lá se foram 5 anos.

Hoje minhas taxas são controladas, mas ainda estou com os 58 kg. O hipotireoidismo é mais um desafio da minha RA porque, por mais que minhas taxas estejam boas, o metabolismo ainda é muito resistente. Por isso tenho que levar a sério meus exercícios. Ano passado me formei nas duas faculdades; passei para o mestrado em Ciência Política em que tenho uma bolsa de estudos. Dou aulas de música para crianças carentes numa ONG. Não posso trabalhar de carteira assinada porque senão perco minha bolsa, mas faço algumas pesquisas lá no meu mestrado que me rendem uns trocadinhos a mais no final do mês.

Estou muito feliz com o que conquistei! Resolvi que quero seguir carreira acadêmica, estudando ciência política. A música me serve para os momentos de prazer e para ajudar aos jovens carentes. Dois ex-alunos meus lá da ONG passaram para escolas de música muito importantes aqui do Rio de Janeiro; escolas que sou ex-aluna. Um passou para a Escola de Musica Villa Lobos, e o outro para o Conservatório de Música, onde me graduei ano passado. É bom saber que posso fazer o bem para as pessoas! Agora preciso fazer bem a mim mesma! Seguindo as recomendações dos médicos e da nutriconista, vou voltar ao meu antigo peso, com saúde e sem neuras!! Se Deus quiser!

Segue algumas informações sobre problemas da tireóide do site do Dr. Drauzio Varella, disponível em: http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=48. Se você tem dificuldades para emagrecer e apresenta os sintomas indicados nessa página fique alerta e procure um endocrinologista!

Um comentário:

Ry ;) disse...

Lia, amei teu blog...li várias postagens. Vou sempre tá aki, acompanhando, já que temos quase a mesma altura..só que eu to BEM mais gorda ;P
vi que vc leu a women's health..to doida pra assinar..ela é boa mesmo?
Beijinhos. TO te linkando